Concurso de poesia busca promover a Cultura Literária



Trata-se do Concurso chamado “Palavras Conectadas”, que será online, e é uma iniciativa para ajudar a promover a Cultura Literária em vídeo e poesia. A linguagem será simples, para ser feito entre crianças, que podem usar o próprio celular para participar.

Quem realiza o concurso é o SESC, podendo as inscrições serem feitas através do site www.sescrr.com.br até o último dia do mês de julho.



Premiação

Os participantes devem mandar vídeos recitando uma poesia de sua autoria. Segundo as regras que foram oficializadas, existem duas categorias distintas em que as crianças podem participam, são elas a:

  1. Baby – para crianças de 6 a 10 anos;
  2. Junior – para crianças de 11 a 15 anos.

Na primeira fase os vídeos serão julgados por profissionais da área de literatura pelos professores Zanny Adairalba, Edgar Borges e Aldenor Pimentel. Cada categoria terá dois vídeos escolhidos.



Já na segunda etapa, os vencedores serão escolhidos através do público por votação online dos preferidos. As votações serão feitas através do instagram do Sesc Roraima (@Sescrr)

Como fazer uma boa poesia?

Para participar do concurso, é preciso desenvolver e criar uma poesia de sua própria autoria. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de escrever da melhor maneira e assim criar uma obra de sucesso.

1. Tenha um objetivo

O primeiro passo é ter um objetivo em mente. Pense no que você pretende que o seu poema “faça”, para que as palavras não sejam vagas. Qual a reação que você pretende causar no leitor? Vai fazer um protesto? Contar uma experiência pessoal? Decida qual será o elemento central antes mesmo de começar.

2. Expressando o tema

Depois de ter um objetivo definido, escolha o tema. O tema pode ser considerado através da combinação de uma ideia com a opinião. O tema é uma ideia que pertence a um assunto, uma afirmação na maioria das vezes, mas também pode ser feito através de questionamentos.

3. Estimule os sentidos

A poesia tende a ser muito melodramática, e por ser muito mais do que apenas texto, ela precisa estimular os sentidos. Audição, olfato, visão, paladar e toque entre outros (se tiver, por que não?). A intuição é boa parte do nosso sentido que tem noção e absorve parte da realidade. E é aí que mora a beleza desse estimo de cultura literária.

4. Figuras de linguagem

O uso de figuras de linguagem ajuda a enriquecer as frases da poesia, tornando-a mais viva. Um grande destaque está nas metáforas. Para os participantes do concurso que são mais novos, basta que aprendam a usar este recurso, para criar poesias incríveis e cheias de criatividade.

5. Fuja das palavras abstratas

A linguagem condensada é o que mais se vê nas poesias, que soa como misteriosa. Isso significa que para saber a melhor maneira de escrever uma poesia, é fugir de termos e palavras abstratas. Quanto mais concreta forem as palavras, mais elementos reais ela consegue descrever.

6. Use a criatividade

Para quem está acostumado a pensar de uma maneira padrão, deixe a criatividade rolar solta. Muitas vezes sair fora da caixinha é o que faz um bom poeta ser bom no que ele faz. Tente enxergar a realidade de forma diferente, fuja das expectativas de quem está lendo. Reflita melhor sobre o tema, e seja muito, mas muito criativo.

7. Cuidado com as rimas

Por ultimo e não menos importante, rimar é uma excelência, mas não é algo tão fácil de fazer. As rimas devem ser dignas e bem feitas para causar um bom ritmo de leitura. Nas mãos do poeta certo, os elementos rimados se tornam músicas e a métrica consegue transmitir os sentimentos e a mensagem que o autor quer nos passar.

Por: Susan NogArt

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *