A importância da música para auxiliar na concentração



A música é uma produção humana bem antiga, sendo que já nos povos egípcios e gregos antigos ela era bem comum nas festividades.

Desde então, ela adquire, além do caráter festivo, um caráter comum, já que todos os dias centenas ou até mesmo milhares de músicas são ouvidas pelo mundo todo.



Seja no esporte, na faxina ou no trabalho, a música nos faz relaxar, curtir o momento, enfim, nos proporciona diversos sentimentos.

Ela nos permite focar no que estamos fazendo, proporcionando ganhos maiores. Já se perguntaram por que toca música na acadêmica ou porque os alunos costumam ir com fones de ouvido?



A resposta é bem simples: ela permite que você se concentre enquanto treina, ainda mais se for uma música que você goste muito. Eu particularmente amo treinar ouvindo aberturas ou músicas de animes ou até mesmo rock como Linkin Park, Disturbed, entre outras bandas.

Mas e quanto aos estudos? Será que ouvir música é bom para se concentrar enquanto estuda para um vestibular ou Enem? Vejamos abaixo.

A música e os estudos

Já houve alguns estudos produzidos anteriormente em que diziam que ouvir músicas com batidas consistentes provocavam uma concentração maior nos estudos.

Esse efeito se chama Efeito Mozart, logo, nos faz imaginar que, consequentemente, apenas músicas clássicas proporcionavam esses efeitos. No entanto, recentemente um outro estudo foi publicado em que dizia que ouvir músicas agradáveis também produzia esse efeito.

Eu, por exemplo, amo estudar com o Spotify ligado no aleatório, e quando toca aquela música que me faz sacudir ou aquele rock, de preferência metal sinfônico como Within Temptation, me deixa mais concentrado e evita os famosos cochilos durante os estudos.

Leia também:  Você pode fazer a diferença! Conheça essa história...

Como usufruir do efeito da música?

Inicialmente você pode testar ouvir a música sem os fones, ao modo ambiente, mas normalmente nesse caso você pode se sentir distraído pela música.

Caso se sentir, utilize os fones de ouvido de preferência àqueles sem ruídos para gerar um som limpo, pois com os fones a música vai transmitir um sinal para sua mente de que ela quer paz.

No entanto, se ainda assim você não se sentir concentrado ouvindo música é porque realmente sua mente precisa focar apenas em alguma coisa, afinal, cada corpo é único e reage de diversas maneiras à um incentivo.

Portanto, o mais importante é você prestar atenção ao seu corpo e mente e ver o que funciona melhor para os estudos.

Abaixo vou listar algumas músicas que gosto de ouvir enquanto estudo e quem sabe inspira vocês a criarem uma playlist bem bacana.

Músicas Pop:

As músicas pop são bem conhecidas pela sua batida e que nos faz querer dançar. Enquanto estudamos pode até ser bom, já que nos mantém acordados e ativos.

Algumas músicas nesse estilo que amo ouvir são:

  • Chained to the Rhytym (Katy Perry).
  • Confident (Demi Lovato);
  • I Will Survive (aqui pode ser qualquer versão, até mesmo a que o Lúcifer canta na série);
  • Stronger (Kelly Clarkson);
  • Algumas músicas da banda Rouge;
  • Adoleta (Kelly Key);

Agora vamos ao rock.

Músicas de rock:

O rock é a batida perfeita para nos manter concentrados. Vejamos alguns exemplos:

  • In the End (Linkin Park);
  • God was never on your side (Motorhead);
  • Crawling (Linkin Park);
  • Numb (Linkin Park);
  • Design your Universe (Epica);

Além dessas músicas, a banda Within Temptation também possui ótimas músicas para nos concentrar.

Leia também:  Pensamentos e frases de sucesso

Músicas de animes:

Agora essa sessão vai especificamente para quem gosta de animes e quer se concentrar enquanto ouve música.

  • Ultimate Battle (aquela música que toca quando Goku e Jiren vão lutar no Torneio do Poder em Dragon Ball Super);
  • Haruka Kanata (abertura clássica de Naruto);
  • Blue Bird (outra abertura clássica de Naruto Shippuden);

Além dessas três músicas, mais opções são a abertura de Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco que todo fã de verdade vai cantar enquanto ouve.

Portanto, espero que tenham gostado desse post e deixem seus comentários se vocês conseguem estudar enquanto ouvem músicas.

Texto produzido por Leonardo Aguirre

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *