As palavras utilizadas e o estado de espírito demonstram os momentos. Estes podem ser bons ou ruins, dependendo da atitude e do que se foi dito. Podemos ilustrar este registro por imagens, ou melhor, observando as imagens.

Ao caminhar pela rua observando, de longe, as pessoas, conseguimos distinguir se estão nervosas, com pressa, raiva, alegres, gentis e tantos outros estados emocionais. O comportamento de um casal demonstra se estão brigados ou não. E as crianças, então? São facilmente entendidas somente pelo olhar.

Conforme a atitude e as palavras ditas conseguimos, ou não, alcançar um objetivo. Além, obviamente, de planeja-lo. Mas o reverso desta ordem pode não ser satisfatório. Afinal, de que adianta organização e objetividade num planejamento de uma conquista sem atitude e palavras certas nos momentos certos? Não se trata de sorte, mas da capacidade de perceber e aproveitar uma oportunidade.

Por Patricia Gujev


“Senhor, ilumina o meu ser, fortalece a minha meditação.

Que eu possa compreender o mundo, as pessoas.

Que não me falte nunca a mensagem da verdade e da vida.

Que meus pensamentos se concentrem na justiça e na paz.

Que minhas mãos estejam sempre a serviço do próximo.

Que minha inteligência seja plena na busca do equilíbrio e da compreensão.

Que minha fala, linguagem sejam de absoluta fidelidade no meu pensamento.

Que os meus atos no cenário da vida sejam dignos.

Que meus ouvidos permaneçam na freqüência do Evangelho do amor.

Que meus olhos enxerguem toda a diversidade, sem provocar revoltas no meu ser.

Que meus pés suportem toda a caminhada todo o exercício na busca do bem.

Que eu saiba aceitar a vitória e a derrota com a mesma serenidade.

Que minha vontade, meus desejos, sejam sempre a representação do possível no bem.

Que eu possa compreender em cada ato de minha vida

Que não me falte paciência, coragem, humildade, lealdade para viver como homem.

Que eu possa pensar, enxergar, sentir, falar, querer sem condenar meus irmãos.

Que eu possa compreender e agradecer sempre todas as oportunidades da vida.

Que nem a riqueza nem a pobreza me destruam a alegria e a paz de espírito.

Que todos os dias, a cada segundo, meu ser faça identidade pelo exercício do amor com o Criador.

Pai, que eu possa ser sempre serenamente, eu.

Luz… se eu puder compreender que eu possa ser.”


“ Todas as rosas tem espinhos, eis aí um provérbio melancólico, digamos algo mais singelo: mesmo entre espinhos, podemos colher rosas.¨ (Chiara Lucich)

“Os mais lamentáveis males são os que nós mesmos criamos.” (Sófocles)

“Os fatos não deixam de existir porque são ignorados.”

“O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte.” (Provérbio Indiano)

“O amigo nada pretende, nada acredita merecer, tudo aceita como Dom.

A palavra mais freqüente e mais bela em seus lábios é: Obrigado!”

“Há algo dentro de você que sabe muito mais do que você.”

“Quando você se lança numa jornada e o fim parece cada vez mais distante, então você percebe que o verdadeiro fim é o percurso.”

“Tudo o que se precisa como capital para alcançar o triunfo, é uma mente sã, num corpo são, e um verdadeiro desejo de ser útil ao maior número de pessoas.”

“Prefiro começar de baixo e ir subindo, a iniciar de cima e ter que permanecer lá.”

“É melhor ser um grande homem numa cidade pequena do que ser um homem insignificante numa cidade grande.”

“É melhor sermos grandes demais para o nosso emprego do que ter um emprego grande demais para nós.”

“Uma das coisas mais valiosas que alguém pode aprender na vida é a arte de pôr em prática conhecimentos e as experiências dos outros.”

“É uma característica da natureza humana, mas é verdade: a maioria dos homens que triunfaram na vida, trabalharam com mais afinco para prestar um serviço útil do que apenas para ganhar dinheiro.”

“Não desanime…freqüentemente é a última chave do molho que abre a fechadura.”

“Não se avalie pelo que já conseguiu mas pelo que deveria ter conseguido com as habilidades que você possui.”

“Existe um jeito melhor para tudo. Ache-o.” Thomas Edson

“Podemos dar um barco a uma pessoa, podemos colocar o barco na água, podemos colocar o barco na água, podemos colocar essa pessoa no barco, podemos dar remos a essa pessoa, mas para o barco andar, só se essa pessoa quiser.” (Sabedoria Chinesa)

“Guarde seus medos consigo, mas partilhe sua coragem com os outros.”

“Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem.”

“Busque o sucesso e não a perfeição. Nunca abra mão do seu direito de errar, pois se o fizer perderá a habilidade de aprender coisas novas e fazer sua vida progredir. Lembre-se de que o medo sempre se ocupa por trás do perfeccionismo. O confronto com seus medos e o permitir-se o direito de ser humano podem, paradoxalmente, fazer de você uma pessoa muito mais feliz e produtiva.” Dr. Davis M. Burns

“Não tenha medo de dar um grande passo se for necessário. Não se pode cruzar um abismo com dois pequenos pulos.”

“Se eu possuísse uma fórmula para evitar problemas, não a passaria adiante. Os problemas criam a capacidade de manejá-los.

“Não abraço os problemas; isso é tão ruim quanto tratá-los como inimigos. Mas afirmo: encare-os como amigos, pois encontrará muitos e faria bem em manter com eles relações cordiais.” Oliver Wendell Holmes

“Há uma coisa engraçada na vida, se você se recusa a aceitar aquilo que não é melhor, quase sempre o obtem.”

“Escolha batalhas grandes o suficiente para serem importantes e pequenas o bastante para serem vencidas.”

“A última das liberdades humanas – optar pelas próprias atitudes em quaisquer circunstâncias, escolher o seu próprio caminho.” Victor Frank

“O que temos a fazer é viver sempre curiosamente, testando novas opiniões e buscando novas opiniões e buscando novas impressões.”


O escritor francês Fénelon declarou certa vez que o mais infeliz dos homens é aquele que assim se julga, porque a desgraça depende menos das coisas que sofremos do que da imaginação com que  aumenta a própria infelicidade. E ele tinha razão ao dizer isso, há 200 anos, como teria  se dissesse isso hoje. Pois o mais  infeliz dos homens é aquele que  assim se julga ser. Porque felicidade e infelicidade decorrem de estados mentais ou de estado de espírito.

 

Não são os acontecimentos em si que fazem alguém ser feliz ou infeliz, mas a idéia que  faz desses acontecimentos. Basta a gente observar e ouvir. Para os pessimistas ou tristes, os ventos gemem. Para os otimistas, os alegres, eles cantam. É uma questão de percepção, de postura mental, pessoal. Claro, pode-se errar, fracassar, até fazer besteiras, que ninguém é perfeito. Permanecer um eterno nocauteado é estar com nada nos dias de hoje. É preciso levantar, reiniciar a luta, dar um novo rumo ao barco da existência. Esta precisa ter um objetivo. Ficar chorando o leite derramado não leva a lugar nenhum. Por tudo isso percebe-se que é a mente que faz a felicidade ou a destrói, que constrói o sucesso ou cria a depressão. Enfim, é a mente que direciona a própria vida, o pensar positivo ou negativo da pessoa.

 

Por isso, é importante que cada indivíduo preste atenção ao conteúdo de suas reflexões diárias a respeito de si, dos fatos, das situações, dos preconceitos que cultiva, da raiva que tem do mundo. Se alguém vive se queixando da vida, de que ninguém lhe quer bem, que não gosta do dia porque faz calor e da noite porque não tem sol, que vê fantasmas e demônios por toda  parte, que critica Deus e todo mundo, que olha tudo com lentes escuras, que pensa que tudo vai dar errado, certamente irá de mal a pior, pois o que planta e cria na mente colherá na realidade.

 

“O mais infeliz dos homens é aquele que assim se julga” foi sabiamente interpretado por Fénelon. Ao tomar-se como infeliz, a pessoa será infeliz, já que é assim que pensa ser. Então, por que não inverter a frase: O mais feliz dos homens é aquele que assim se julga? E a conclusão desta verdade afirmará que o mundo criado na mente é o mesmo que se expressa na vida real.

 

Bom, mas se é assim, por que não inundar a mente, a alma, o coração com as energias da felicidade? Por que não proclamar este estado mental aos quatro cantos do mundo, dizendo que estamos bem com a vida, com as pessoas; que sabemos apreciar uma manhã de sol, o brilho das estrelas à noite, a inocência das crianças, a imensidão do mar, azul do céu, o mistério que paira em cada abismo humano, a capacidade de trabalho do companheiro que ancorou conosco, lado a lado, no mesmo porto desta empresa?

 

Certamente, este estado mental trará consigo o efeito correspondente. Imaginar a felicidade batendo à nossa porta é uma questão de ser ou não ser feliz. Agora deixá-la entrar e instalar-se pela nossa vida adentro é uma questão de opção pessoal e de bom senso.

mc


“Senhor,

         Ao nascer deste novo dia, ouve esta minha oração:

         Que, hoje, eu renasça com o sol, sem tristeza ou amargura, sem ferida ou cicatriz;

         Que eu possa redescobrir o encanto pela vida e recuperar a fé que às vezes procuro e não encontro.

         Dá-me coragem para enfrentar o mundo, Senhor, sem a sensação de que me dirijo ao precipício ou à morte; que o medo do assalto não me force a olhar meu irmão com a suspeita incômoda que ele quer me fazer mal;

         Que meu coração desperte vigoroso e esperançoso, e não cansado e vacilante por desilusões antigas que talvez o tenham feito descrer do amor.

         Dá-me sabedoria, Senhor, para, quando tiver nas mãos uma pérola, não jogá-la fora como um tolo; e não permitas que a paixão me cegue a ponto de eu segurar um torrão e pensar que tenha uma pérola na mão – e então ser mais tolo ainda.

         Livra-me do abuso, da prepotência, da vulgaridade, da burrice, da estupidez, da hipocrisia, da bajulação; da mentira, da falsidade, da injustiça e da ingratidão;

         Protege-me, Senhor, e ensina-me a desviar a atenção de mim mesmo; mostra mesmo; mostra-me que tenho muito mais a agradecer do que se a lamentar, e ilumina-me em mais este amanhecer.

         Liberta meu coração do medo e permite que ele possa amar. E que este amor seja tão espontâneo, límpido e intenso que todos possam tocá-lo, senti-lo, enxergá-lo através de meus olhos, sem disfarce ou dissimulação.

         Peço-te tudo isso, Senhor, porque sempre ouvi dizer que Tu és bom – e eu, nem sei mesmo por quê, apesar de tudo, ainda acredito em Ti…”




“ Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas.

Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois eles também têm sua própria história.

Evite as pessoas escandalosas e agressivas; elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar aos outros você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a você.

Você é filho do Universo, irmãos das estrelas e árvores. Você merece estar aqui. E mesmo sem perceber a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Desfrute das suas realizações, bem como dos seus planos, mantenha-se interessado em sua carreira ainda que humilde, pois ela é o ganho real na fortuna cambiante do tempo, tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcia, mas não se torne um céptico, porque a vida sempre existirá muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos. Seja você mesmo, principalmente não simule afeição nem seja descrente no amor porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude. Alimente a força de espírito que o protegerá no infortúnio inesperado mas não se desespere com os perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão e, a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil para consigo mesmo. Portanto, esteja em paz com Deus como quer que você o conceba. E quaisquer sejam os seus trabalhos e aspirações, na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz sua própria alma apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos, o mundo ainda é bonito.

Seja prudente, faça tudo para ser feliz.”


“A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista.” (PauloCoelho)

 

“Nós sempre temos tendência de ver coisas que não existem, e ficar cegos para as grandes lições que estão diante de nossos olhos.”

(PauloCoelho)

 

“As tarefas diárias jamais impediram de alguém de seguir os seus sonhos.” (PauloCoelho)

 

“Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um ‘sim’ ou ‘não’ pode mudar toda a nossa existência.” (PauloCoelho)

 

“Toda a vida do homem sobre a face da Terra se resume a buscar o AMOR. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria de dinheiro ou de poder.” (PauloCoelho)

 

“Não precisamos saber nem ‘como’ nem ‘onde’, mas existe uma pergunta que todos nós devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa: ‘Para que eu tenho que fazer isto?’”. (PauloCoelho)

 

“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.” (PauloCoelho)

 

“Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo.” (PauloCoelho)

 

“Quando todos os dia ficam iguais, é porque deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas.” (PauloCoelho)

 

“Existem pessoas que acostumam-se com seus próprios erros, e em pouco tempo confundem seus defeitos com virtudes.” (PauloCoelho)

 

“Só uma coisa torna um sonho impossível, o medo de fracassar.” (PauloCoelho)

 

“Quando alguém encontra o seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.” (PauloCoelho)

 

“As flores refletem bem o verdadeiro. Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela.” (PauloCoelho)

 

“Muitas pessoas se fascinam com os detalhes e esquecem o que procuram.” (PauloCoelho)

 

“É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.” (PauloCoelho)

 

“Ser homem é ter dúvidas, e mesmo assim continuar o seu caminho.” (PauloCoelho)

 

“Perdõe o seu inimigo mas não o confunda com um amigo” (PauloCoelho)

 

“Certas coisas são tão importantes que precisam ser descobertas sozinhas.” (PauloCoelho)

 

“Quantas coisas perdemos por medo de perder.” (PauloCoelho)

 

“O primeiro sintoma de que estamos matando os nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas.” (PauloCoelho)

 

“Os sonhos têm um preço

Há sonhos caros e baratos

Mas todos têm um preço.” (PauloCoelho)

 

“O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Mesmo sabendo que tudo irá acabar façamos da vida uma luta digna de um ser eterno.” (PauloCoelho)

 

“Tudo que é novo incomoda. A vida nos pega desprevinidos e nos obriga a caminhar para o desconhecido mesmo quando não queremos mesmo quando não precisamos…” (PauloCoelho)

 

“Quando tentamos ser melhores do que somos, tudo em nossa volta se torna melhor também.” (PauloCoelho)

 

“A busca da felicidade é pessoal e não é um modelo que possamos dar para os outros.” (PauloCoelho)

 




“O destino não vem de fora até o homem, sai do próprio homem.” (Anônimo)

 

“Cada pessoa cria e modela o seu próprio destino, seu futuro será resultante de seus pensamentos presentes. As idéias assim como as sementes que se colocam no solo, acabam por germinar.” (Anônimo)

 

“Hoje é o único dia de que disponho. Portanto vou ocupá-lo com atividades amenas e construtivas.” (Anônimo)

 

“E o problema é que se você não arrisca nada, o risco é ainda maior” (Érica Jong)

 

“O que hoje é um paradoxo para nós, será uma verdade demonstrada para a posteridade.” (Denis Diderot)

 

“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas…” (Anônimo)

 

“Quando compreenderes que a tua vida é o resultado do teu dever, nada fará com que deixes de cumprir com tuas obrigações” (Anônimo)

 

“O destino não é uma questão de sorte mas uma questão de escolha, não é algo para ser esperado mas sim para ser alcançado” (Anônimo)

 

“Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.” (Tolstoi)

 

“Alguns homens passam metade de sua vida dizendo o que vão realizar, e, a outra metade explicando porque não realizaram.” (Anônimo)

 

“Nosso alvo na vida deveria ser não o de ultrapassar os outros, mas ultrapassar a nós mesmos.” (Anônimo)

 

“Falamos do destino como se fosse algo exterior a nós; esquecemos contudo que criamos nosso destino dia após dia.” (Henry Miller)

 

“O homem que removeu uma montanha começou carregando pequenas pedras.” (Provérbio Chinês)

 

“A mais importante venda de sua vida é vender você para você mesmo.” (Maxwell Martz)

 

“A melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo.” (Anônimo)

 

“Você não pode ser responsável pelas suas origens, mas é certamente responsável pelo seu futuro.” (Anônimo)

 


“O essencial para nossa felicidade é a nossa condição íntima e desta somos nós os senhores.” (Epicuro)

 

“Ser feliz e estar em perfeita harmonia com a constituição do Universo. A felicidade é a suprema auto-realização do Ser.” (Anônimo)

 

“Quase sempre a maior ou a melhor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz.” (Anônimo)

 

“O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros mais felizes.” (Pascal)

 

“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” (Thomas Hardy)

 

“Aprendi a buscar a felicidade limitando meus desejos, ao invés de satisfazê-los” (Anônimo)

 

“Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.” (Anônimo)

 

“Felicidade é a certeza de que a vida não está se passando inultilmente.” (Érico Veríssimo)

 

“A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista.” (Paulo Coelho)

 

“Uma pessoa será tão feliz quanto a sua mente decidir” (Abraham Lincoln)


“O caracter de uma pessoa se mede pela capacidade que ela tem de dizer OBRIGADO!” (Anônimo)

 

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade porque se tornará assim como uma máquina mas não uma personalidade.

“É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena sem empreendido daquilo que é belo do que é normalmente correto.¨ (Albert Einsten)


“Não é o desafio com quem nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando mas a maneira com que respondemos ao desafio.

Somos combatentes, idealistas mas plenamente conscientes porque ter consciência não nos obriga a ter teoria sobre as coisas só nos obriga a sermos conscientes.

Problemas para vencer, liberdade para provar. E enquanto acreditamos nos nossos sonhos, nada é por acaso.” (Henfil)

 

“Nenhum espelho reflete melhor a imagem de um homem do que suas palavra.s” (Anônimo)

 

“As maravilhas do Universo são reveladas na medida em que nos tornamos capazes de percebê-las.” (Anônimo)

 

“Uma das causas do fracasso na vida é deixar para amanhã o que se pode fazer hoje e depois fazê-lo apressadamente.” (Sabedoria Oriental)

 

“Da primeira vez que me enganares, a culpa será tua; já da segunda vez a culpa será minha”. (Provérbio Árabe)

 

“Nunca interrompa um inimigo enquanto ele estiver cometendo um erro.” (Napoleão Bonaparte)

 

“Os homens são como tapetes precisam ser sacudidos” (Provérbio Árabe)

 

“Para um cavalo cansado até seu rabo é um peso” (Provérbio Tcheco)

 

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos.”

(Adágio popular)

 

“Caminharemos melhor se mantivermos os olhos fixos à nossa frente, em vez de permanentemente voltados para trás”(J.K. Jerome)

 

“Coragem é a arte de ter medo sem que ninguém o perceba.” (Anônimo)

 

“O ontem é um cheque usado. O amanhã é uma nota promissória. O hoje é o único dinheiro que você tem. Gaste-o com sabedoria” (Kay Lyons)

 

“Quando você fala, só pode dizer algo que já conhece. Quando você ouve, pode aprender o que mais alguém sabe.” (Anônimo)

 

“Cada dia que envelheço presto menos atenção no que os homens dizem e observo mais o que fazem.” (Andrew Carnegie)

 

“Podemos dar um barco a uma pessoa, podemos colocar o barco na água, podemos colocar essa pessoa no barco, podemos dar os remos a essa pessoa, mas para o barco andar, só se essa pessoa quiser.” (Sabedoria Chinesa)

 

 



Não precisar se esforçar-se para nada

Nem tentar compreender

Com boa educação

bons cidadãos podemos ser

 

Quantas almas nos rodeiam

Com um olhar tão bom

Com a melhor intensão

Alegrando-se com tudo que conquistamos

E sabem que a vida é repleta de oportunidades

basta acreditarmos nelas

 

Todos nós somos seres humanos

com nossas virtudes e debilidades

Mas precisamos saber ser gente

Saber perdoar as nossas falhas

E não só ver o defeito do outro

 

Em verdade, é elegante ser gente

sobretudo quando o coração

Bate mais depressa e com amor

Deixando falar a emoção



Cara quem é você?
Que tem tantos mistérios
Que vive seu mundo cheio de problemas
nos quais eu não sei
e nada me diz
e eu simplesmente querendo entrar no seu mundo
mas você muda de assunto
não deixando se quer
eu te ajudar

Cara quem é você?
Que me quer a sua disposição
Que não atende o celular
Que me deixa horas a esperar
que o telefone toque
para saber notícias suas

Cara quem é você?
Que mudou a minha vida
e simplesmente deixei a minha vida de lado
para viver a sua
para saber o que sente
para te ver um pouco mais feliz

Cara quem é você?
Tira esta tua máscara
não precisa se enconder
se revele por inteiro
Dispasse de corpo e alma
e viva o momento
se mostre para mim
para que eu te conheça
e saiba os teus medos
as tuas inseguranças
os teus sonhos
que quer poder compartilhar
mas primeiro me diz
Cara quem é você?

(Cristiane Souza Gomes)


A vida é um enigma
que só no dia a dia deciframos
Um jogo onde não existe vencedor
todos perdem de um hora para outra
A vida não os revela
a sua outra face
A vida nos traz outras vidas
gerados dentro de nós
para alegrar este mundo
para colorir a nossa vida

A vida é tão misteriosa, meticulosa
Acreditamos ser o dono dela
Mas não somos
Precisamos estar agindo certo
mas será que estamos?
O que será do amanhã?
Como eu queria poder ver o meu futuro
e qual caminho seguir
Ver qual caminho
eu seria realmente feliz

Mas a vida é um jogo
Onde não podemos ver as cartas
que estão na mesa
Tudo podemos esperar
Tudo podemos sonhar
Podemos nos iludir
Imaginando que vamos pegar a carta certa
A carta tão esperada
para vencer e comemorar a vitória

Mas pode ser que a sorte esteja do nosso lado
Ou não sabemos jogar
Se fracassar, o que fazer?
Será que somos marionetes nas mãos do destino?
Ou culpamos ele pelo caminho que escolhemos
deixamos ver vencidos
Acredito que a vida é um conjunto de escolhas
mas que acabam no mesmo lugar
onde deveríamos estar
porque o fluxo da vida
não pode parar…

(Cristiane Souza Gomes)


O tempo passa…
Não sou mais a mesma
de tempos atrás
O tempo passa…
Sou nuvem passageira
O temo passa…
E não volta
O tempo passa…
E a vida segue em frente
Novas gerações surgem
e a gente envelhece
O tempo passa…
Mas não adianta ficar vendo
a vida passar
O tempo passa…
O que nos resta é viver
viver cada minuto
porque o tempo passa
tudo passa
Porque nesta vida
Nada é para sempre…

(Cristiane Souza Gomes)


A vida é uma contante luta
Não adianta ficar parado
Esperando as coisas acontecerem
Tem que agir
Tem que lutar por seus direitos
por uma vida melhor
Quem sabe faz a hora
não espera acontecer…

E não vamos nos conformar
e vamos ver o que vai dar
temos que seguir em frente
E não adianta se lamentar
não adianta chorar
temos que agir

Mostrar que você é capaz
que você pode
mesmo que os outros te digam não
Existe um lugar que é teu
reservado para você

É só não esperar
que tudo caia do céu
Vá em frente
tem muita coisa boa
ainda por vir
Acredite nisso!

O importante é caminhar
pode haver muitas pedras no caminho
mas com certeza também háverá
no final da caminhada
um lindo jardim a tua espera…

(Cristiane Souza Gomes)


Às vezes quisera
que não me doessem as coisas
que existem e que eu não posso evitar
às vezes quisera não ver
as trapaças, a corrupção, a violência
esta ganância desenfreada por dinheiro e poder

Às vezes quisera ser
um extra-terrestre
para não ser cúmplice
desta humanidade
porém sou ajuizada, astuta, um tanque

Às vezes quisera ser
um soldado que no tanque vai
frente a mentira, frente a verdade

Às vezes quisera ser
a mãe que presenteia seu filho
ser a outra que o cria
sendo saqueada por mercenários
lamentando seu dinheiro
que sempre vale cada vez menos
mas é a última defesa
da sua integridade

Às vezes quisera ser
o político que sabe que mente
ter esta a hipocrisia escancarada em seu rosto
diante da pobreza do cidadão
que paga o seu gordo ordenado

Às vezes quisera ser
o jornalista que mais se diverte
ser o presidente que adianta o fim
vendo a crise mundial desenfreada
acabando aos poucos com o emprego
do povo sofrido, que ainda acredita
que luta por dias melhores

Sou a impotência, a angústia, o nada
Sou o olhar que enxerga mas não aguenta ver
Às vezes quisera não ver
que não me doesse ver a realidade
só me resta rezar
o que vou fazer…

(Cristiane Souza Gomes)


Ser criança…

É ser um pingo de esperança
nesse mar de ilusão
Uma brisa fina depois do temporal
Um espelho que só reflete a alegria
aos que estão tristes

Ser criança…
Uma coisa tão simples que para muitos
é tão vergonhosa
É como olhar para o horizonte
e ver que ele não tem fim
É a sinceridade nas palavras
nos gestos, nos olhares
É a serenidade do sorriso ingênuo e puro

Ser criança…
É conservar a simpliscidade
em todos os momentos
É dizer sim para a sua vida e para o mundo
É voar com a brisa suave de cada por do sol
É sentir o amor e a verdade
brotando no coração
É viver as alegrias simples
que simplesmente acontecem no decorrer do dia

O ¨ser¨criança está dentro de você
Muitas vezes sufocado, escondido
Uma pequena estrela dentro de nós
Que por algum motivo tentamos esconder
Ser criança é ser feliz!

(Cristiane Souza Gomes)


De repente

De repente tudo pode acontecer
Tudo pode surgir
Tudo podemos esperar
O imprevisível acontece

E surge quando menos esperamos
Fazendo parte da nossa vida
Seguimos caminhos desconhecidos

De repente
O mundo se envolve
Em torno do repentino
do inesperado…

De repente
palavra que resume
o futuro, o destino
o caminho a seguir

Mas tudo depende
de como construímos
o nosso presente

E de repente
sempre acontece
algo novo e nos faz mudar de rumo
O que nunca poderíamos imaginar
Surge e vivemos a realidade
não imaginável

De repente estamos aqui
e encontramos ali alguém
que nos fascina e encanta…

Tão de repente
olhos nos olhos
face a face
gestos e palavras repentinas
ditas e não esquecidas
e tudo acontece no de repente

E a história começa
e não queremos que tenha um fim
de repente

De repente alguém
agora faz parte da nossa vida
quem nunca esperávamos conhecer
de repente não mais que
de repente

(Cristiane Souza Gomes)


O sol existe…
Mesmo que pareça tão longe
Mesmo que pareça o dia tão escuro
Mesmo que as nuvens o encubram
O sol existe…
Devemos procurar
Mesmo que nos pareça difícil
Mesmo que não consigamos enxergar
Mesmo que as dificuldades tomem
conta das nossas vidas
Mesmo que pareça não haver solução
O sol existe…
E irá brilhar para você um dia
Mesmo que demore um pouco
Mesmo que você feche a janela
e se tranque no seu quarto a chorar
O sol continua a brilhar
e a embelezar a Terra
Não devemos nos preocupar
com as incertezas da vida
Sabemos que existem muitas trovoadas
Mas um dia o sol aparece
Um dia você sorrirá e dirã:
Que lindo dia!
Mesmo que ninguém perceba
Mesmo que você não perceba
O sol brilha para você
A vida está torcendo por você
É só não importar
com as tempestades da vida
ela não vai te derrubar
Se quiser chorar, chore
Se quiser amar, ame
Mas deixe o sol brilhar
acredite no amanhã
sempre existe uma esperança
pra tudo existe um caminho
mesmo que a sua caminhada
seja difícil mais tortuosa
mesmo que tenha muitas pedras
Mesmo que no seu caminho tenha
muitas nuvens negras e tudo esteja
nublado, encoberto
mesmo que você não evja mais o sol
na sua vida
Tenha certeza que ele existe
um dia você o encontrará
e viverá toda a alegria do momento
E dirá para si mesmo
Valeu a pena esperar
O sol existe
A felicidade existe…

(Cristiane Souza Gomes)


Eu nasci meio louquinha
Cresci meio doidinha
E nas loucuras da vida
Aprendi a gostar das coisas belas

Inclui a poesia para refletir
Tentar sumir
Ter o meu mundo

Entre versos e rimas
Aprendi a amar
Ver além da vida
Enxergar não só com os olhos
E sim com o coração

(Cristiane Souza Gomes)


Sim, saudade
de tempos que passaram
de coisas que se foram
dos momentos que jamais
voltarão a existir
novamente…

Saudade
Das horas tristes e alegres
Dos risos, das brincadeiras
Do seu sorriso sincero
Do seu olhar sem maldade
Do carinho, da nossa cumplicidade

Saudade
É uma palavra que explica tudo
Sem compreender direito este aperto
no peito que sentimos
não mais que isso, apenas saudade…

Saudade
É sentir vontade de fazer o tempo voltar
É sentir o desejo de voltar aqueles tempos
voltar a sentir o mesmo sentimento

Saudade
É relembrar o passado
É rir sozinha revendo fotos
É se entregar na imaginação
É reviver os mesmos caminhos
que um dia juntos passamos

Saudade
De repente uma lágrima desliza em meu rosto
Só a saudade e eu
perdida nos meus pensamentos
querendo ficar só
para voltar no tempo e simplesmente
recordar…

(Cristiane Souza Gomes)


Viva, lute, faça!

Viva o hoje sem remorsos de ontem
Sem pensar no amanhã
Não se culpe de nada
Só se arrependa do que não fez

A vida é apenas um segundo
Segundos de hoje seguidos do amanhã
O tão precioso momento que passa
Um passo para a eternidade

Liberte-se das amarras
Do pensamento, do rancor
Porque tudo passa tão rápido
Na verdade nada nos pertence

São apenas fatos que rolaram
pessoas que cruzaram o nosso caminho
Nada mais que isso

E que só restam as lembranças
Guardados na gaveta da mémória
E quando quiser abrir e recordar
Está lá, quando quiser

É tempo de saber quem é você
Só você faz a tua vida
Não seja apenas um expectador
Mas não procure encontrar as respostas
para tudo, às vezes só o tempo
poderá responder por você

Enquanto você estiver aqui ou lá
Encontrará tanta gente
Que deixarão um pouco de si
E levarão algo de você
Um sorriso, uma lembrança
ou momentos de felicidade
guardados para sempre…

Nunca feche os ohos diante do mundo
Nunca tente esconder quem realmente é
Saiba que tudo dura apenas um instante
E neste instante a eternidade

De uma vaga lembrança repentina
De tudo que passou um dia
Da sua história

E no final acredite
Tuda dá certo
Siga em frente, sempre
Sonhe, lute pelos seus ideais
Não passe a vida em vão

Não tenha vergonha de errar, de perder, de tropeçar
Levante, siga o seu caminho sem medo
Deixando apenas pegadas
Para nunca esquecerem de ti

(Cristiane Souza Gomes)


Árvores enfeitam os sonhos
dentro de bolinhas coloridas
um sonho de um mundo melhor
mais humano e mais fraterno

Acredito no espírito natalino
Onde devolve a todos a solidariedade
E seguimos com o exemplo
e a humildade do menino Jesus

Que nasceu numa manjedora
E o seu amor maior
salvou o mundo
e nos trouxe a esperança
para os nossos corações

Esperança de dias melhores
onde a paz irá reinar na Terra
onde todos os povos darão as mãos
e unidos cantarão a mesma canção natalina
de amor e paz a todos os homens
de boa vontade.

FELIZ NATAL!!!

(Cristiane Souza Gomes)


Herói Urbano

Seria apenas um herói
Que ri de si mesmo diante do espelho
E tem medo de sentir medo do escuro
Os heróis saem de revistas, das telas, podem tudo
Até mentir, até fugir
Esse herói de que falo gosta de brincar com os animais
Gosta de correr na chuva e comer pipoca
Ama a lua e os sons suaves
Dorme cedo porque tem que trabalhar no outro dia
Meu herói não tem capa nem fantasia
É basicamente humano
Sente frio, fome, prazer
Meu herói também chora
E tem noites que os seus pensamentos também o incomodam
Mas ele não quer fugir disso
Enfrenta de frente, não perde a esperança
Dias melhores virão, ele sempre diz
Mas às vezes ele chora baixinho, solitário
E não deixa ninguém saber
Ás vezes menino, ás vezes maduro
mas sempre com um sorriso no rosto
Sabe quando calar e o quê falar
e o quê realmente precisamos ouvir
Meu herói tem um olhar puro e bonito
É apenas um herói plebeu, sem bandeira
Um herói anônimo como tantos por aí
Um herói que não sabia que era herói
Porque por mais incrível que pareça
Ele nunca quis ser um herói
mesmo sendo a todo instante
Meu herói não saiu de revista
porque ele é real
mas que virou poesia
por ser simplesmente ele mesmo…

(Cristiane Souza Gomes)


Triste realidade

É principio da noite
Os carros passam velozmente
As pessoas caminham apressadas e indiferentes
Todos estão regressando para suas casas
Todos querem se isolar-se nos seus lares
Todos querem o seu canto para se abrigar
Todos?
Em meio a tantas pessoas
Um homem…
Louco? Quem sabe?
Roupas imundas
Caminha indiferente a tudo
Sem ter aonde ir…
Sorri, sorri de quê?
A vida não foi tão calorosa com ele
Será que até Deus o esqueceu?
Olho-o amargamente
Não parece gente
Queria vê-lo asseado, normal, no seu lugar
com um pouco mais de dignidade
Quem será?
Quanto bem já fez?
Quanto mal sofreu?
Quantas decepções viveu?
As pessoas continuam a passar…
Ele senta no chão e fica em silêncio
E em silêncio continuará…
Porque desistiu da vida?
Porque não luta?
Parece que morreu para ele mesmo…
Morreu para todos
porque ninguém o vê
Só estará vivo enquanto eu o olhar
Depois para mim também morrerá
Porque dele também me esquecerei…

(Cristiane Souza Gomes)


Pare!
Pare por um minuto desta vida agitada
do corre-corre, do tumulto
E apenas olhe em sua volta…

Faça de conta que não existe guerras,
fome, crise e que a paz ainda existe

Pare! Pare tudo!
Olhe o sol como está lindo!
Todos os dias ele aparece para você
e você nem percebe
Será que anda tão ocupado assim?

Escute como canta lindo aquele passarinho
Ouça, preste atenção em sua melodia
É tão diferente destas músicas barulhentas
que você costuma ouvir todo o dia

Pegue uma flor, olhe bem para ela
E veja como parece tão sensível
Mas muito mais forte do que parece
Pois no meio de tanta poluição
ela ainda sobrevive e continua
a embelezar o planeta Terra

Pare! Mas não em nada, apenas no minuto
que está vivendo agora!
Este é o mais importante da sua vida
Onde quer que você esteja

Não pense que a vida é acumular riquezas
É ter conforto, bens materiais
Não viver é muito mais que isso!

Preste atenção no que está fazendo agora
Preste atenção em tudo ao teu redor
Você tem o hoje, o presente que Deus te deu
Agradeça por isso!

Olhe as flores, olhe o sol, o passarinho
E lembre-se que não está sozinho
Dê valor a sua familia, ao seu amor
Eles precisam de você, da sua atenção

Viva o presente e esqueça tudo o que passou
O ontem já lhe fugiu das mãos
O amanhã ainda não chegou
Viva apenas o presente
porque dele depende o seu futuro

Muitos não sabem o que é viver
Mas é simplesmente é usar o amor
como arma e a paz como escudo

E viva! O tempo não pára!
Viva! Nem que seja por um dia
Mas neste dia você verá que teve
mais valor do que todos
os outros dias de sua vida!!!

(Cristiane Souza Gomes)


Gaveta da Saudade…

No armário da minha vida
Guardei a tua lembrança numa gaveta
Hoje abri, estavas lá…
lá estavas, quietinho
sorrindo o teu sorriso puro
tinhas no olhar
O mesmo desejo de amor e paz

Tua imagem nítida
e teus olhos ternos cheios de luz
senti que não queria te esquecer
então resolvi aprisionar-te
onde só eu abrisse

A fim de quando quisera
Recordar todos os sonhos
que um dia tive
no armário

E assim guardei tua lembrança
numa gaveta
na gaveta da saudade
Hoje abri
e estavas lá…

(Cristiane Souza Gomes)





CONTINUE NAVEGANDO: